As Células-Tronco Podem Restaurar Perda de Visão Irreversível

Uma Nova Técnica Usando Células-Tronco Pode Restaurar a Visão em Camundongos Que Têm Doença Ocular Irreversível

Pesquisadores usaram células-tronco para cultivar novos tecidos de retina em um laboratório e, em seguida, transplantaram esse tecido em camundongos que apresentavam degeneração da retina em estágio final.

Mais de 40 por cento dos ratos ganharam a capacidade de ver a luz como resultado do procedimento, disseram os pesquisadores.

Esta é a primeira vez que os pesquisadores transplantaram com sucesso células que detectam a luz, receptores da retina, de modo que essas células se conectam ao sistema nervoso do hospedeiro e enviam sinais ao cérebro do hospedeiro, disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores esperam eventualmente aumentar o número de conexões entre as células da retina degenerada do hospedeiro e os transplantes de células-tronco, disse Mandai.

Isso poderia permitir que os ratos para ver não só a luz, mas também uma grande figura ou movimento, disse Mandai.


A retina é a camada de tecido na parte de trás do olho que, na verdade, detecta luz e passa os sinais para o cérebro, onde a informação é processada e uma imagem é percebida.

Em indivíduos com degeneração retiniana, as células sensíveis à luz são gradualmente perdidas, levando a cegueira total, disse Mandai.

Age-degeneração macular relacionada, o tipo mais comum de degeneração da retina, afeta aproximadamente 15 milhões de pessoas nos EUA e 170 milhões de pessoas em todo o mundo.

No estudo, os pesquisadores converteram as células da pele de um rato adulto em células-tronco pluripotentes induzidas por ratos (iPSCs).

Os cientistas então converteram essas células-tronco em tecido retiniano e transplantaram o tecido em camundongos que tinham degeneração da retina em estágio final.

Os pesquisadores usaram o que é chamado de teste de evitação de ônibus espaciais para determinar se os ratos poderiam ver luz. O teste envolve uma caixa de som e luz-isolados com duas câmaras, separadas por uma parede com uma pequena abertura que permite que os ratinhos se desloquem entre os dois compartimentos.

Um mouse é colocado na caixa e treinado para reconhecer que um sinal sonoro e de luz simultânea é um aviso de um choque elétrico.

O rato pode evitar o choque movendo-se para a outra câmara. No estudo, uma vez que os ratos foram treinados para evitar o choque, apenas a luz (e não o beep) foi usado como um aviso, para testar se o mouse poderia ver a luz.

No experimento, após o transplante de retina, quatro de 10 camundongos com transplantes em ambos os olhos e cinco de 11 camundongos com um transplante em apenas um olho, poderiam responder ao sinal luminoso, de acordo com os resultados, publicado em 10 de janeiro na revista Relatórios de células-tronco.

Não está claro se a nova técnica pode ser aplicada em seres humanos, e testá-lo é provavelmente muito longe, disseram os pesquisadores.


Um aspecto da saúde humana a considerar é que, enquanto os ratos neste experimento foram capazes de responder à luz um mês após o transplante de retina, a retina humana leva mais tempo para amadurecer, disseram os pesquisadores em um comunicado.

Assim, pode levar até cinco ou seis meses para uma retina transplantada em seres humanos para começar a responder à luz, disseram.

Além disso, os pesquisadores ainda precisam testar se o mesmo procedimento funcionaria em seres humanos, disseram os cientistas.

“Do ponto de vista clínico, embora pensemos que esses resultados são muito promissores, os olhos humanos podem ter um ambiente diferente de camundongos, e [as questões de] se eles aceitam transplantes de retina e fazer conexões com transplantes ainda estão para ser testado”, disse Mandai.

Mandai disse ainda à Live Science. “Nós obteríamos as respostas somente em um estudo humano.”

 

Leia Mais…

http://www.foxnews.com/

( Dr. Michiko Mandai, Centro Riken de Biologia do Desenvolvimento no Japão)

Imagem:

http://www.foxnews.com/

loading…


(Visited 25 times, 1 visits today)
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dieta 21 DiasDownload